Denilson Pedro pode alcançar faixa preta e a concretização de um sonho

De menino que só queria saber de rua, a futuro faixa preta de judô. Denilson Pedro traça um paralelo de sua trajetória às vésperas de um dos momentos mais importantes de sua vida. Aos 18 anos de idade passará por exame rigoroso no próximo sábado, 16 de dezembro, sonhando com esse que pode ser seu maior presente de natal.

Judoca desde os 11 anos, quando os pais procuraram o Fórum Jaracaty para tirar Denilson das peladas de futebol, o menino não queria saber de estudar. Valdenir e Maria Aparecida encontraram no professor Antônio Luís apoio e o próprio testemunho de vida, deste que é um dos mais conceituados profissionais do judô maranhense. Antônio Luís também foi garoto rebelde, acolhido e transformado por esse esporte.

De 2010 até hoje Denilson vem recebendo atenção especial do mestre e treinador. “Professor Antônio Luís me recebeu muito bem, me ensinou e me ajudou. Continua sendo um amigo. Devo muito a ele”.

Elogios não faltam da parte de Antônio Luís. “Denilson tem garra, técnica e determinação, tão necessários para os grandes judocas. Estamos torcendo para que alcance esse prêmio tão importante para sua carreira e para nós do Fórum Jaracaty. Ele pode ser o primeiro judoca faixa preta do Judô Jaracaty, projeto social que tem apenas oito anos de existência e que já treinou mais de 500 crianças e adolescentes ao longo desse tempo”.

TRAJETÓRIA – A disciplina no tatame e o melhor desempenho escolar foram exigências que fizeram de Denilson um dos mais respeitados judocas da atualidade. Da primeira medalha – prata no Campeonato maranhense aos 12 anos – até aqui, foram muitas subidas no pódio. A mais importante conquista foi o ouro no Brasileiro Regional disputado em São Luís em 2016, mesmo estando com a mão esquerda fraturada. Este ano veio o bi campeonato na categoria leve (73kg), classe Sub 21, no Brasileiro de Judô Região I, realizado no Pará.

Os sonhos de chegar mais longe continuam. Hoje o Fórum conta com o patrocínio da Cemar, por meio da Lei de Incentivo da Secretaria de Desporto e Lazer do Estado e assim é possível Denilson participar de eventos nacionais importantes em 2018. “Minha meta é medalhar numa fase final do Brasileiro. Só depende de mim. Por isso vou me dedicar mais ainda”.

Por enquanto o foco é o exame e outorga de faixa, evento organizado pela Federação Maranhense de Judô no ginásio Paulo Leite. Será nesse sábado, obedecendo regulamentação da Confederação Brasileira da modalidade, em duas etapas: Pela manhã prova teórica e à tarde prova prática de domínio e habilidade na execução da técnica.